Obras Incompletas

Comprar Loja BOOKS

ISBN 9789898573032

Edição DraftBooks®

Ano 2014

Idioma Português

Número de Páginas 174

Dimensão 22,5x16cm

Sobre o livro

“A seleção e a organização de um conjunto de textos escritos em diferentes ocasiões, com diferentes propósitos e em diferentes contextos; alguns editados ou reinterpretados ao longo de vários anos, versando diferentes temáticas, consideradas em algum momento importantes, pode demonstrar, mais do que uma esperada unidade discursiva, uma perigosa ideia de divergência que, mais do que esconder, procuramos aqui explorar.
Não se trata por isso de uma simples compilação, ou de uma reunião de distintas abordagens sobre um tema, nem são espelho de um modo de ver único e imutável. E, apesar de não se encontrarem organizados por uma ordem cronológica, também não existiu a tentação de os dispor por temas ou matérias, antes foram considerados os diferentes tempos indicadores e condicionadores da ação.
“Obras incompletas” é, no fundo, a metáfora do complexo processo de pensamento, de criação, do projeto seguido da construção e depois, mais tarde, na ocupação, apropriação e transformação da obra que o arquiteto realiza quando exerce a sua atividade profissional, transformando um desejo, uma encomenda, uma vontade, numa obra, edifício ou lugar para habitar.
(...)
Mais do que um discurso fechado acerca de um tema específico do projeto, da arquitetura ou da construção, o que este conjunto de textos explora é um ideal de confronto, de dúvida e de constante conflito entre os diferentes tempos da arquitetura, dos seus caminhos e dos princípios que a constroem e se experimentam, das suas impossibilidades e também das pequenas conquistas que, por vezes, se alcançam.”