Nuno Lacerda Lopes Architecture

Comprar Loja BOOKS

ISBN 978-989-97480-6-4

Edição Transnética

Ano 2012

Número de Páginas 268

Dimensão 25x30cm

Sobre o livro

Conceitos como verticalidade, compressão, vertigem, transfiguração, luz, movimento, corpo e sua espacialidade, …são temas que o sentido do “sensual” pode sis­tematizar e que, de algum modo, podem caracterizar o percurso de investigação e de criação de objectos, es­paços e acontecimentos, que tenho vindo a produzir. A arquitectura é privilegiadamente a de maior expressão.

Excerto

Escola de Mouriz

"A escola tem por base uma ideia de paisagem e, como um cenário, o seu desenho é complanar e a sua espacialidade desenvolve-se no interior de uma caixa revestida a madeira que desenha o horizonte, organizando-o.
No fundo, parece recuperar memórias dos edifícios fabris que povoam a zona e sobretudo a memória que guardamos deste concelho que é Paredes.
De aspeto despojado e rigoroso, o edifício é marcado pela cobertura sinuosa, cujo movimento no alçado cria uma ilusão de aparente skyline de cidade.
Do edifício, de forma marcadamente longitudinal respondendo ao lugar, sobressaem duas superfícies encerradas, pontuadas pela repetição aparentemente desordenada do mesmo vão. Assim, vãos pontuais dançam ao longo dos alçados laterais criando um ritmo vibrante que contrasta com os topos abertos, de amplos envidraçados. O movimento criado pela cobertura prolonga-se para o interior, contagiando os espaços com a sua linguagem materializada em desníveis e diferenças de alturas, resultando sempre em espaços diversificados e distintos.”