Nuno Lacerda Lopes Houses

ISBN 9789899748088

Edição Transnética

Ano 2015

Número de Páginas 252

Dimensão 25x30cm

Sobre o livro

O livro reúne um conjunto de obras singulares de habitação unifamiliar projetadas por Nuno Lacerda Lopes. Propõe uma reflexão sobre o habitar contemporâneo, as diferentes necessidades e exigências que o tema da habitação coloca ao arquiteto atento à mudança, às pessoas, aos lugares, aos materiais e às condicionantes. É através de obras de dimensões e expressões diversificadas que podemos compreender o intenso processo de relação e de emoção que existe ao projetar e construir uma casa.

Excerto

"“Desenhar casas é um exercício lento, uma aventura, um processo cada vez mais difícil e diferente. Hoje, tal como outrora, parece que não há duas pessoas iguais e, nessa medida, parece não existirem duas casas iguais. A diversidade, a diferenciação, parece pois ser um dado para o projeto de uma habitação unifamiliar, ou não? Hoje mais do que nunca a questão do individualismo, do único e da identidade singular está presente na sociedade, quase caracterizando-a. Por consequência, está presente na Arquitetura!
Fazer uma casa é uma emoção, um permanente questionamento sobre inúmeras ideias e definições que às vezes pensávamos ter já resolvidas e dadas como certas. Mas uma casa, uma casa para uma família, para uma pessoa, um terreno, um lugar… coloca tudo em questão.
Fazer uma casa é um ato de vida, uma experiência, por vezes, irredutível."