Habitar a cena

ISBN 9789898573049

Edição DraftBooks®

Ano 2014

Idioma Português

Número de Páginas 180

Dimensão 22,5x16cm

Sobre o livro

“Ao longo do trabalho, serão estudadas problemáticas gerais relativas ao espaço (campo de trabalho preferencial do arquiteto), à sua organização, à sua representação e significação, onde o homem se relaciona, percebe e realiza a sua existência.

Longe de considerar a arquitetura como um sistema de caráter técnico, mas cada vez mais como manifestação e resposta dos desejos e sentimentos do homem, procuram-se apreender as relações e capacidades percetivas do homem no uso do espaço.

Ao mesmo tempo, não é nosso propósito dar respostas eficazes ou definitivas aos problemas levantados, mas apenas problematizar a estrita relação entre o espaço vivencial do homem e a espacialidade que a vida humana estrutura, articulada com o tempo e o momento histórico que lhe dá forma.

Não duvidamos que esta proposta de abordagem encerra em si uma certa dose de excessivo; contudo e porque consideramos ser este apenas um primeiro passo, atrevemo-nos a dá-lo, porque se nos revela do maior interesse na experiência da vida académica e profissional.

Em suma, é a seguinte interrogação frequentemente antitética em termos de arquitetura, que procuraremos fornecer alguns fragmentos de uma reflexão: o espaço para ser visto (publicado) ou para ser vivido?”